Salvação para as nações

A Boa Nova anunciada por Jesus de Nazaré proporciona salvação e vida para homens e mulheres de todas as nações e povos.

Após sua ressurreição, Jesus declarou: “toda autoridade no céu e na terra me foi dada, Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações!” Assim, enviou Seus discípulos para anunciar seu senhorio e salvação até os “confins da Terra”. A morte e Ressurreição de Cristo são o fundamento “das Boas Novas” do reino de Deus e da salvação graciosa, e esta mensagem vivificante deve ser anunciada a todos os homens e em todas as nações debaixo do céu.

Deus exaltou Jesus ao trono messiânico como prometido nas escrituras: “dar – te-ei as nações por herança, e os confins da terra por possessão”, e agora envia seus emissários para anunciar sua soberania e a salvação de Deus por toda a Terra - (Salmo 2:8).

Farol - Foto de Keith Luke no Unsplash
[Farol - Foto de Keith Luke (Maine, EUA) no Unsplash]

Além disso, ao conceder o dom do Espírito à Sua Igreja, Jesus nos capacitou a proclamar esta boa nova ao mundo inteiro, a todos e a cada um:

  • Recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da Terra” – (Atos 1:8).
  • Assim está escrito que o Cristo padeça e ressuscite dentre os mortos ao terceiro dia, e que em seu nome se pregue o arrependimento e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Sois testemunhas destas coisas. E eis que Envio sobre vós a promessa de meu Pai. Mas esperai na cidade até que sejais revestidos de poder do alto” – (Lucas 24:46-49).

Esta salvação é oferecida aos homens e mulheres de todas as gerações e nações. Jesus morreu E Deus o ressuscitou dentre os mortos, então não devemos mais viver para nós mesmos, mas para ele, e de agora em diante, livres da escravidão do pecado e do medo da morte. Além disso, a salvação é encontrada somente através de Jesus Cristo:

  • Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a ti é a promessa, e a teus filhos, e a todos os que estão longe” - (Atos 2:38-39).
  • E em nenhuma outra há salvação, porque debaixo do céu não há outro nome dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” - (Atos 4:12).
  • Desde então, os filhos são parceiros na carne e no sangue, ele mesmo também participou do mesmo, para que pela morte reduzisse a nada aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, e que ele pudesse livrar todos aqueles que, por medo da morte, estavam toda a sua vida sujeitos à escravidão” – (Hebreus 2:14-15).

Deus amou tanto a humanidade que “entregou Seu Filho Unigênito” à morte para que todos os homens pudessem crer e receber “a vida eterna.” Jesus designou a cada um de seus seguidores o ministério de reconciliar homens e mulheres com seu pai, proclamando suas Boas Novas a todos os homens – (João 3:16, Atos 2: 36-38):

  • Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus delitos, e tendo confiado a nós a palavra da reconciliação. Somos embaixadores, portanto, em nome de Cristo, como se Deus estivesse suplicando por nós. Nós vos imploramos em nome de Cristo, reconciliai-vos com Deus!” - (2 Coríntios 5: 17-20).

Porque ele voluntariamente sofreu “pelos nossos pecados”, Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos e “deu – lhe o nome que está acima de todo nome”, - JESUS – o nome que significa “Javé salva”, pois é isso que Jesus é - a salvação de Javé.

  • Humilhou-se, tornando-se obediente até a morte, sim, a morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que em nome de Jesus se dobre todo joelho, das coisas do céu, das coisas da terra e das coisas debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor” - (Filipenses 2:8-11).

A salvação prometida pelo Deus de Israel tornou-se uma realidade para toda a humanidade em Jesus Cristo, e ele agora é “o governante dos Reis da Terra” que “Pastoreia as nações” para a “Cidade Santa, Nova Jerusalém” para que vivam diante dele e de seu pai para sempre – (Apocalipse 1:4-6,12:5, 19:15, 21:23-24):

  • Estes são os que estão saindo da Grande Tribulação, e lavaram as suas vestes, e as embranqueceram no sangue do Cordeiro. Portanto, eles estão diante do trono de Deus, e o servem dia e noite em seu santuário. E aquele que está sentado no trono estenderá a sua tenda sobre eles. Não terão mais fome, nem mais sede; nem o sol os atingirá, nem calor algum, pois o Cordeiro que está no trono será o seu pastor, e os guiará às fontes das águas vivas...” – (Apocalipse 7:14-17).

Todas as nações pertencem a Jesus. Sua morte sacrificial anulou a reivindicação legal de Satanás sobre a humanidade, e sua “ressurreição dentre os mortos” quebrou o aperto de ferro da Morte que prendia a todos nós. Assim, ele agora detém “a chave da Morte e do Hades” – (Apocalipse 1:17-18).

Esta é uma mensagem radical de libertação da tirania do pecado, Satanás e morte que todos os homens e todas as nações devem ouvir antes que Jesus retorne em poder e glória, momento em que ele julgará todas as nações e povos – (Mateus 25:31-46, 1 Coríntios 15: 1-6, Apocalipse 1:6-8,3:21, 5:5-14):

  • E este evangelho do reino será pregado em toda a terra habitável para testemunho a todas as nações, e então virá o fim” - (Mateus 24:14).

UM POVO


Deus “falou” com finalidade através de seu filho, o único que “alcançou a purificação do pecado”, portanto, ele se senta “à direita da Majestade em lugares altos” como nosso Sumo Sacerdote que medeia a salvação e a vida para nós. A salvação está disponível a todos os homens “pela fé de Jesus Cristo para todos os que crêem, pois não há distinção.” A oferta da vida é feita a todos os homens por causa da Fiel obediência de Cristo quando ele “morreu por nossos pecados”, mesmo que ainda estivéssemos “mortos em nossos delitos” – (Hebreus 1:1-4, Romanos 3:21-22).

O pecado é o equalizador que condena cada um de nós à escravidão, à decadência, ao medo e à morte. Nem etnia, poder político, nem status econômico fazem diferença. A morte nos espera a todos.

Por causa da Morte e Ressurreição de Cristo, todo ser humano pode agora receber o perdão dos pecados diante de Deus, seja judeu ou gentio, homem ou mulher, pobre ou Rico. A morte ainda ocorre, mas não terá a última palavra. Será revertido quando Jesus ressuscitar seus santos dos mortos no último dia:

  • Então vem o fim, quando ele entregará o reino a Deus, sim, ao Pai, quando ele abolirá todo governo e toda autoridade e poder. Pois ele deve reinar até que tenha posto todos os seus inimigos debaixo de seus pés. O último inimigo que será abolido é a morte” - (1 Coríntios 15:24-26).

Considerando o ato fiel do Filho em nosso favor quando merecemos apenas a morte, tudo o que podemos fazer é responder à sua generosa oferta colocando fé em Jesus e no que Deus realizou nele.

Desde que Jesus “alcançou a purificação dos pecados”, Deus vem formando uma nova comunidade composta por homens e mulheres de todas as nações que foram redimidos pelo sangue de Jesus, “A Assembleia de Deus.” Toda pessoa que deposita fé em Cristo torna – se membro desta Santa comunidade - (Efésios 2:13-16).

Nenhuma nação, civilização ou ideologia política pode reivindicar Jesus ou seus ensinamentos como sua propriedade. Seu evangelho é uma boa notícia para todo homem, mulher e criança. A mensagem da salvação transcende todas as fronteiras nacionais e culturais. Os seguidores de Cristo proclamam um caminho de salvação para todos os homens, seja “judeu ou gentio, escravo ou livre, homem e mulher, pois todos são um em Cristo Jesus” – (Gálatas 3:28).

No sentido mais verdadeiro, o Evangelho de Cristo é uma mensagem e religião universal. Todos os homens pecaram. Todos precisam do perdão dos pecados e da salvação. Ninguém merece o que nosso Criador está oferecendo a todos e a cada um, mas ele graciosamente o dá gratuitamente através de seu Filho, Jesus de Nazaré.

Finalmente, esta salvação é fornecida na mesma base para cada indivíduo, ou seja, a partir da fé de Jesus Cristo. Tudo o que podemos fazer é responder com arrependimento e fé ao ato de auto-sacrifício de Jesus Cristo, aquele que “derramou a sua alma até a morte” e assim “deu a sua vida em resgate de muitos.”



VEJA TAMBÉM:
  • A salvação de Javé - (Jesus significa Javé salva. Neste homem de Nazaré, a salvação prometida pelo Deus de Abraão e Israel chegou para todos os homens)
  • Salvation for the Nations - (The Good News announced by Jesus of Nazareth provides salvation and life for men and women of every nation and people)
  • The Age of Salvation - (The Gospel of the Kingdom announced by Jesus of Nazareth offers salvation and life to men and women of every nation and people)
  • The Royal Shepherd (The Lamb’s reign commenced with his death and resurrection, and since then, he has been shepherding the nations toward New Jerusalem)

Comments

POPULAR POSTS

The Arrival of Jesus

Vanishing Empires